terça-feira, 26 de junho de 2012

Consumo de DROGAS como o CRACK é maior entre HOMENS

Consumo de cocaína e crack aumenta no Brasil, estima ONU

O uso da cocaína, principal matéria-prima do crack, aumentou nos últimos anos no Brasil. A tendência segue na contra-mão da estabilidade do consumo da droga no mundo e da queda registrada na América do Norte e em alguns países da América do Sul. A conclusão faz parte de um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, divulgado nesta terça-feira (26).

Especialistas apontam que o uso da cocaína cresceu no país em 2010 em relação a anos anteriores, mas não sabem precisar de quanto foi o aumento, já que desde 2005 o Brasil não realiza pesquisa para saber quantos usuários de drogas existem no país. No entanto, dois fatores importantes levaram a ONU a concluir que houve esse crescimento: o aumento em três vezes da quantidade de cocaína apreendida pela polícia entre 2004 e 2010 e a preocupação do governo brasileiro com o problema da dependência de drogas. Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma Rouseff lançou um programa nacional de combate ao crack e outras drogas com orçamento previsto de R$4 bilhões.

No que diz respeito a gênero, os homens estão na frente no consumo de crack . Se a média do Brasil no levantamento de 2001 foi de 0,4%, os homens tinham 0,7% de prevalência, enquanto as mulheres, 0,2%. Em 2005, enquanto o percentual de mulheres que fazem o consumo de crack permaneceu estável, o de homens foi a 1,5%, elevando a média do Brasil para 0,7%.

Fonte: UOL e SENADO.GOV

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?