segunda-feira, 2 de novembro de 2015


NOVEMBRO AZUL 2015

   A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda - RJ (SMS) promoverá durante todo o mês de novembro uma campanha de incentivo à saúde masculina. O Novembro Azul tem como origem em um movimento pela saúde desse genero que se iniciou na Austrália em 2003.

     Esta Campanha se espalhou em vários países e no Brasil se  juntou as iniciativas do Ministério da Saúde alguns anos após o lançamento da  Política Nacional de Saúde do Homem em 2009. Originalmente esta Campanha surgiu com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção do Câncer de Próstata porém o próprio Ministério da Saúde aponta  para várias outras causas de adoecimento e morte da população  masculina conforme a faixa de idade. A mortalidade por  doenças cardiovasculares entre homens adultos é a principal causa de morte em homens adultos e mais velhos enquanto as  mortes por acidentes e outros tipos de violência preponderantemente sobre homens jovens.

      Embora o Cancer de Próstata não seja a principal causa de morte geral do público masculino na faixa etária de 20 a 59 anos de idade ele adquire maior expressão com o avanço da idade.
 Nos ultimos anos cerca de 80% dos canceres de próstata  diagnosticados no município de Volta Redonda se referem a individuos com mais de 60 anos de idade.

    Entretanto não há motivo para alarme mas sim conscientizar sobre o cuidado que deve intensificar-se a medida que se envelhece uma vez que esse tipo de cancer em quase 90% das vezes costuma ter um  crescimento lento, até alguns anos, para diferenciar-se em  tumor maligno.  Segundo o Instituto Nacional do Câncer não é preciso que o homem jovem comece a realizar exames  antes dos 50 anos de idade a não ser que possua casos de cancer de próstata na familia ou sintomas urinários.


     A porta de entrada preferencial para esse público é a Atenção Básica de Saúde nas quais poderemos ter  desde medidas simples como uma aferição da pressão arterial,  avaliação do índice de massa corporal até medidas preventivas  específicas como diagnóstico e tratamento para algumas doenças.
     Um mês para colocarmos a saúde masculina em foco e discutirmos soluções para uma vida mais  saudável. Hoje em dia o homem vive em uma rotina de trabalho e  muitas vezes se lembra da saúde apenas em alguns momentos como por exemplo quando tem que se apresentar para algum exame para o trabalho quando doenças como diabetes e pressão alta podem estar avançados. O tabagismo e uso de drogas psicoativas também é  frequente entre os homens e precisamos nos conscientizar. 
      A  população brasileira precisa investir ainda mais em prevenção ao  invés de colher o dissabor de uma vida com a doença e o público  masculino está em desvantagem quando o assunto é prevençao. No  Brasil o homem vive em média 7,5 anos menos que as mulheres. Em  Volta Redonda a realidade não é diferente e eles vivem em média 8  anos menos que elas. Também em Volta Redonda os dados da Saúde  Mental apontam para um número de internações de homens até 3,5 vezes superior a feminina em razão de problemas com o uso de drogas  lícitas e ilíticas.

Um comentário:

Mateus disse...

Já há uma programação para o novembro azul deste ano? Ou pra quando ela será liberada?

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?