sábado, 12 de maio de 2012

Homens têm mais chances de desenvolver câncer de pele

Menos preocupados com a saúde e quase nunca adeptos das ações preventivas, os homens são mais propensos a apresentar casos de melanoma, aquele tumor de pele causado pela transformação maligna das células produtoras de melanina.

A conclusão acima é de uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde com mais de 50 mil pessoas. O levantamento apontou que apenas 37% dos homens entrevistados costumam proteger a pele dos raios ultravioletas, que são considerados altamente nocivos à saúde. 

Segundo Christiana Blattner, dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da falta de cuidado, outros fatores fazem com que o melanoma seja mais frequente entre eles.

"Na hora de avaliar a incidência de casos de câncer de pele em homens, é importante levar em consideração o fato de que, muitos trabalham ao ar livre e por isso, estão mais expostos ao sol, o que facilita o surgimento da doença", ressalta a especialista. 

Grupo de risco
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), dos 6.230 casos de melanoma ( tipo de câncer de pele) esperados para o ano de 2012, mais de 3.100 deverão acometer homens. A doença pode ser desenvolvida com mais facilidade em adultos jovens que tenham peles e olhos claros e bastante sardas, assim como em pessoas que possuem histórico de melanoma na família.

Fonte: Terra

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?