quinta-feira, 8 de março de 2012


DIA INTERNACIONAL DA MULHER:  UMA REFLEXÃO MASCULINA SOBRE O FEMININO.
                                                                                                               
Saúde do Homem

     Logo que acordei me veio a lembrança esta data internacional dedicada às mulheres  e ao longo de todo o percurso para o trabalho refleti sobre a data e as mulheres. O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Porém, me lembrei que a história de nossa cultura de gêneros tem provavelmente uma origem em um tempo ainda mais remoto.
    No período pré-histórico a divisão de papéis sociais entre gêneros visava a sobrevevivência e originou da diferença biológica entre os sexos. Portanto, a mulher que abrigava por meses o filho em seu ventre CUIDAVA de suas crias enquanto o homem, mais forte fisicamente, saia para obtenção de alimentos , CONQUISTAVA territórios, lutava contra inimigos. Na Antiguidade, período da história européia que se estende do século VIII a.C.ao século V d.C., foram estabelecidos vários padrões sociais que recrudesceram ainda mais a distância entre os papeis de homens e mulheres. O papel masculino ainda seria da CONQUISTA de novos territórios para o Império Romano e a mulher novamente reservado o papel do CUIDADO com o lar e a prole. Nesta época foi concebido o primeiro contrato de casamento entre o homem e a mulher mediado por um juiz de direito, que no período histórico seguinte, o Cristianismo, foi substituito pelos padres em um cerimonial, deixando a homosexualidade sem um papel social.
   Nos últimos séculos a idéia que se repete nesse texto, homens com o papel da CONQUISTA e mulheres voltadas para o CUIDADO com a saúde da prole e cuidado com o lar se reafirmou várias vezes alienando as mulheres de sua real importância para a humanidade.
   Atualmente, acredito eu, o mundo caminha progressivamente para a igualdade social de gêneros. A Lei Maria da Penha foi uma conquista muito importante para as mulheres pois garante maior proteção às mulheres e coibe a violência. Mas talvez isso não seja o suficiente. É preciso promover a educação masculina dissociada da violência para homens jovens e abrir canais de atendimento à saúde mental de homens com histórico de violência.
   Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Autor: Vinícius - PNAISH - VOLTA REDONDA

 


O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?