sexta-feira, 7 de setembro de 2012

 
DIABETES TIPO 1: UMA LUTA DIÁRIA

O diabetes é uma doença metabólica causada pela ausência ou insuficiência de produção de insulina no pâncreas. A insulina é um hormônio que tem a função de transportar a glicose (açúcar) do sangue para dentro das células do nosso corpo. A glicose é a principal fonte de energia das células. O diabetes tipo 1 é um tipo da doença que acomete geralmente crianças, adolescentes e adultos jovens. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções de insulina (as) diárias para manter a glicose no sangue em níveis normais, esses níveis são controlados através de um aparelho chamado glicosímetro que mede a quantidade de açúcar no sangue através de uma "espetadinha" no dedo. 
Ufa, após tanta "agulhada" e monitoramento constante como o indivíduo consegue viver normalmente? É possível usufruir dos prazeres da vida e manter uma vida saudável com diabetes?
Existem vários exemplos de portadores da doença que travam uma batalha diária para manter uma vida saudável! Um grande exemplo é o Team Type 1. "Do encontro de dois estudantes-atletas numa competição de faculdade nasceu uma das mais respeitadas equipes de ciclismo do mundo. Phil Southerland e Joe Eldridge, ambos diabéticos, se conheceram em 2003. Da amizade nasceu uma provocação mútua – e saudável – para ver quem lidava melhor com a doença, regada a jantares pagos. Provas vivas de que é possível competir em alto nível, apesar do diabetes tipo 1, eles tiraram da doença o incentivo e a inspiração para criar uma equipe profissional. Nascia ali a Team Type 1. Logo no primeiro ano de existência, e sem saber, eles já previam a vinda para o Brasil. Depois de dividir a história com outros corredores – inclusive outros diabéticos – Phil sugeriu a Joe fazer “algo grande, como correr pela América“. No inglês clássico, eles queriam apenas rodar o país-natal, sem saber que acabariam por atravessar o continente e chegar também à América Latina, junto de toda uma equipe. Atualmente, são mais de 100 atletas, em várias categorias. A missão, segundo eles, é espalhar esperança para as pessoas diabéticas ao redor do mundo. Porque com a dieta apropriada, exercícios e tratamento, é possível que qualquer diabético alcance seus sonhos"(Team Type 1).
Particularmente me identifico muito com o grupo, por ser diabético e praticante de ciclismo (mountain bike), um esporte apaixonante que comecei a praticar a uns 2 anos como alternativa para auxiliar no controle da doença. Fica aí a dica! Maiores informações sobre a equipe acesse www.teamtype1.org.

                                                      TEAM TYPE 1
                 BRUNO CASTRO - Competição: Agulhas Negras MTB CUP

Lembre-se: Procure a unidade de saúde próxima para realizar uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade física! 
Mais informações sobre diabetes acesse http://www.diabetes.org.br
SIM! É POSSÍVEL VIVER BEM COM A DOENÇA E TER UMA VIDA SAUDÁVEL.
Você também pode!!! Com diabetes ou não, pratique exercícios e não perca o melhor da vida!!!
Por: Bruno Castro de Oliveira.

Nenhum comentário:

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?