sábado, 24 de março de 2012

 
 Saúde Masculina na Escola


     O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma "ferramenta" criada pelo governo federal que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, criando oportunidades de levar mais informação aos jovens estudantes. Portanto, este "canal de comunicação" qualifica-se como um importante meio de trabalhar um conceito de masculinidade que desvincule da violência e dos riscos inerentes à esse gênero.

  

   Em uma sociedade em constante transformação, a promoção da saúde adquire importante papel sócio-econômico e cultural, pois os indivíduos do sexo masculino vivenciam novos valores da sociedade mas necessitam de conceitos reformulados para formar uma identidade masculina mais saudável.

    

     É importante reconhecer que esse grupo necessita de ações educativas em saúde, tendo em vista que os homens apresentam taxas de mortalidade mais elevadas, quando comparado às mulheres. Entre as principais causas, estão doenças cardiovasculares, neoplasias malignas, doenças isquêmicas do coração, além de causas externas (acidentes de trânsito e homicídios). Trata-se, no entanto, de um desafio, pois os homens tendem a assumir comportamentos pouco saudáveis, gerando fatores de risco para o adoecimento. Há também que se considerar fatores culturais, como o modelo da masculinidade hegemônica, que associa expressão de necessidades de saúde com demonstração de fraqueza e de feminilização.

Fonte: PSE

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO MASCULINA  AQUI

0,812 views

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?