quarta-feira, 21 de março de 2012


Câncer de testículo atinge 5% dos homens

Mesmo desenvolvendo desde cedo uma íntima relação com pênis e testículos, os meninos de todas as idades deixam muito a desejar quando o assunto é atenção à saúde. Para se ter uma ideia, em 2007, de cada seis mulheres que foram ao ginecologista, apenas um homem se prontificou a ir ao urologista. Impressionantes 17,5 milhões delas contra apenas 2,7 milhões deles, segundo dados do Ministério da Saúde.



O que poucos sabem é que, assim como o auto-exame da mama, existe o auto-exame de testículos, fundamental para a detecção de nódulos e tumores em estágio inicial. Especialistas recomendam que todos os meses, após um banho quente – que relaxa a bolsa escrotal e facilita a observação de anomalias – o homem posicione-se de pé em frente ao espelho e verifique se houve aumento, redução ou enrijecimento dos testículos. Além disso, é necessário checar se há sensação de peso, dor ou desconforto na bolsa escrotal.

O ideal é que, além do auto-exame, os homens procurem atendimento médico com regularidade.  O câncer de testículo é agressivo porém tem elevados índices de cura quando diagnosticado precocemente.
Incidência – Mais raro que o câncer de próstata, que atinge cerca de 30% dos homens, o tumor de testículo acomete 5% da população masculina. Outra diferença é que costuma se concentrar entre os mais jovens, na faixa dos 15 aos 35 anos. Se os testículos não desceram para a bolsa escrotal na infância (criptorquidia), ou se houve ocorrência de hérnia inguinal, a probabilidade é aumentada entre 05% e 20%.
Quando a doença é diagnosticada, ocorre a retirada do testículo, o que não afeta afunção sexual ou reprodutiva do paciente – caso o outro testículo esteja saudável. O tratamento posterior à cirurgia pode incluir quimioterapia, radioterapia ou apenas controle clínico – de acordo com cada caso.
Não é preciso desespero se notar que um dos testículos é maior que o outro pois na grande maioria dos casos é normal que um desenvolva-se mais. Na dúvida procure atendimento em uma Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.




Para saber mais sobre o Câncer de Testículo visite o site do INCA e clique  aqui.

1,435 views

O que melhor se pode fazer para melhorar a saúde dos homens?